É com muita alegria que venho anunciar o definitivo fim da Nova Oikos como vocês conheceram.

Logo antes da I Convergência de Permacultura do Sul do Brasil, em julho de 2019, ficou decidido que a Nova Oikos Permacultura teria um ano sabático para se reorganizar e alinhar um novo futuro. No ano seguinte, porém, a pandemia se instalou forçando o abandono de alguns planos, inclusive o da retomada das atividades após o dito sabático.

Entre uma coisa e outra, a ideia de que o projeto cumpriu sua missão começou a parecer cada vez mais sensata e eu, como fundadora e principal agitadora das atividades desenvolvidas no espaço e fora dele, sinto que é preciso, em honoris causa do projeto, fazer o comunicado oficial que não organizaremos mais atividades, cursos, voluntariados, vivências, etc.

O ESPAÇO colaborativamente construído no sítio em Camboriú, agora está recebendo investimentos particulares e somente continuará abrigando atividades de cunho educativo, especialmente nos temas de ecologia, desenvolvimento humano e serviço à comunidade ORGANIZADOS POR OUTROS COLETIVOS, GRUPOS E ORGANIZAÇÕES. Assim, se você e seu grupo tem interesse em promover alguma atividade relacionada e ainda não tem um local para realizar, podem entrar em contato no nova.oikos@gmail.com ou pelo whatsapp/telegram 48 9 8858 6912, sempre comigo (Mildred).

Nós já recebíamos grupos de escoteiros, acampamentos, treinamentos de sobrevivência e cursos diversos. Então isso vai continuar, pois são outras pessoas organizando e gerindo. Porém, o projeto mesmo da Nova Oikos, que era totalmente ativista, de promoção da Permacultura em todas as suas esferas, este, foi uma experiência maravilhosa, mas realmente não tem volta. O ativismo em contrapartida, segue vivo nos projetos desenvolvidos no Zona Zero Arquitetura e Design em Permacultura, onde atuo em “carreira solo” atualmente.

Em nome de todas os momentos e pessoas divertidíssimas, inspiradoras, emocionantes, românticas, revolucionárias e desafiadoras que por aqui passaram e deixaram suas marcas, agradeço a oportunidade, as parcerias, os aprendizados e os PTs! Foi muito amor mesmo!

Agora, você participou de alguma atividade promovida pela Nova Oikos? Sim? Então compartilha a sua experiência aqui, deixa sua lembrança continuar a aquecer o nosso coração. E vem pra rodaaaa!!! Ahooow!!