O “Projeto de Design em Permacultura” é um exercício obrigatório para na formação de novos permacultores. Simula-se uma solicitação de design de um espaço real e o grupo deve projetar de acordo com os princípios e ferramentas de design estudadas durante o curso. É necessário realizar análise de mapas e paisagens, análise dos elementos à implantar no espaço, estudo das conexões entre os elementos ligando suas funções e necessidades à outros elementos, e assim por diante.

O trabalho em grupo abrange as principais questões do Design Social, a começar pela “zona -1” (o indivíduo). Uma boa parte daquilo que vimos neste PDC, no Seminário de Educação para a Paz, ministrado pelo Mhanoel Mendes da Oikos de Criciúma, rebrota em aspectos práticos do processo de design permacultural e sentimos o apego tomando espaço precioso em diversos grupos. Tudo é aprendizado. Cada grupo e indivíduo vai criando suas formas de manejar sentimentos e percepções. Neste processo, observamos, acolhemos os desabafos e confiamos no caminho. O resultado dos projetos foi surpreendente!

Ao final, os grupos apresentaram suas propostas para o “cliente” na forma de emocionantes visualizações mentais guiadas, mapas caprichadíssimos com zoneamentos e setores,  saiu até uma maquete física maravilhosa, diagramas complexos, lindos croquis, apresentações projetadas em slides com fotos, planilhas e projeções da implantação no tempo com os recursos necessários, entre muitos outros dados que viabilizariam a real execução dos mesmos.

Apesar do temporal que caiu bem no momento das apresentações e que acabou prejudicando a atenção do grande grupo (que era muito grande mesmo!), consideramos que foram realizados trabalhos muito coerentes, cuidadosos e genuínos. Assim, com grande felicidade, concedemos à todos a certificação, e lançamos no mundo mais uma turma de ativistas, apaixonados, permacultores!